CIMCERO otimiza procedimentos para Licitação Compartilhada para atender municípios de Rondônia
quarta, 13 de março de 2024

Os 47 municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) terão os procedimentos licitatórios otimizados. A intenção é ampliar e qualificar a estrutura técnica operacional e agilizar os processos de compra e contratação de serviços através da Licitação Compartilhada, modalidade que já está à disposição das prefeituras que fazem parte do ente.

O processo licitatório compartilhado é a contratação realizada para um grupo de participantes previamente estabelecidos, na qual a responsabilidade de condução do processo licitatório e gerenciamento ficam a cargo do Consórcio, permitindo desafogar essa demanda dentro das prefeituras, além melhorar o poder redução de preços junto aos fornecedores e prestadores de serviços.

Neste sentido, uma reunião foi realizada na sede do CIMCERO, com a participação do presidente do Consórcio, o prefeito Cornélio Duarte (União Brasil), e a equipe técnica do CIMCERO, para definir formas de facilitar a inserção e participação das prefeituras nesses procedimentos.

Conforme o presidente do CIMCERO Cornélio Duarte, nesta modalidade o CIMCERO oferece todo o amparo técnico e logístico para os seus consorciados, responsabilizando-se por todo o gerenciamento dos procedimentos licitatórios, cabendo aos entes consorciados apenas a celebração dos contratos decorrentes dessas licitações.

O presidente Cornélio explicou que com a dinâmica estabelecida pelo CIMCERO,  para que os municípios consorciados passem a aderir a modalidade basta que a prefeitura manifeste junto a Comissão Permanente de Licitações do CIMCERO (CPL) o interesse em participar da modalidade Compartilhada.

“Nosso intuito é garantir maior segurança e agilidade aos entes consorciados, bem como fortalecer as gestões administrativas municipais em suas atividades diárias”, finalizou o presidente.